LOGO
Créditos de imagem: produzida por snowing em Freepik

Quais as diferencas entre despesas, custos e investimentos?

Embora sejam conceitos que envolvam saídas de dinheiro e sejam confundidos frequentemente um com o outro, eles têm finalidades e características diferentes entre si. Conhecer essas diferenças é fundamental para todo bom empreendedor.

Para fazer uma boa gestão empresarial é necessário também fazer uma boa gestão financeira e contábil, que depende de registros e análises financeiras corretas.

Pensando nisso, vamos explicar cada um dos conceitos e suas implicações num negócio.

Despesas

Despesa é todo valor gasto para sustentar a estrutura administrativa e comercial do negócio, referem-se aos gastos que não possuem relação direta com o produto final. Despesas podem englobar gastos como aluguel, salários e encargos administrativos, pró-labore, telefone, propaganda, impostos, comissões de vendedores, etc.

As despesas podem ainda ser classificadas como fixas ou variáveis:

  • Despesas fixas: não dependem do volume das vendas, como aluguel, telefone e segurança.
  • Despesas variáveis: variam conforme o volume das vendas, como comissões, frete sobre as vendas e impostos.

Custos

Está diretamente relacionado à produção de bens ou serviços. Os custos são todos os gastos necessários para a fabricação de produtos ou prestação de serviços, está ligado diretamente à produção ou à atividade-fim da empresa.

Exemplos de custos:

  • Comércio: valor gasto em aquisição de mercadorias para revenda.
  • Indústria: valor gasto na fabricação, como matérias-primas, insumos, mão-de-obra direta (interna e/ou externa), energia utilizada na produção etc.
  • Serviços: valor gasto com a execução de serviços, como materiais, peças, mão-de-obra direta (interna e/ou externa).

Investimentos

Investimento é todo gasto realizado com a expectativa de obter um retorno futuro, é um gasto de longo prazo que visa melhorar a capacidade da empresa de gerar receitas ou reduzir custos no futuro.

A pretensão é que os gastos com o investimento se pague ao longo de um determinado tempo e depois comece a gerar lucro, reduzir custos ou aumentar a eficiência de operações.

Em uma indústria, por exemplo, a aquisição de novas máquinas e equipamentos é considerada investimento, já que o seu objetivo é aumentar a produção e a lucratividade do negócio.

Resumo

  • Custo: relacionado à produção ou aquisição de bens e serviços para revenda.
  • Despesa: relacionada à manutenção das operações diárias da empresa.
  • Investimento: relacionado a gastos de longo prazo que visam aumentar a capacidade de geração de receitas ou reduzir custos futuros.

Por que saber diferenciar os conceitos é importante?

Classificar gastos como despesa, custo e investimento é fundamental para uma gestão financeira eficaz. Isso ajuda a empresa a avaliar seu desempenho financeiro com precisão, controlar orçamentos, tomar decisões estratégicas informadas, analisar rentabilidade, cumprir com as exigências fiscais e contábeis, fornecer transparência nos relatórios financeiros e gerir riscos adequadamente.

Diferenciar esses conceitos contribui muito para a análise correta de cada gasto e seu impacto na organização. Não é incomum empresários classificarem, por exemplo, despesas e custos como investimentos e vice-versa.

Diferenciar gastos é desenvolver uma mentalidade financeira voltada para a criação de negócios rentáveis e duradouros.