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Fidelizar é preciso: conquistar novos clientes é mais caro do que manter clientes atuais.

E não somos nós que estamos falando isso, é nada menos do que Philip Kotler, uma das maiores referências em termos de marketing no mundo. Segundo Kotler, conquistar novos clientes custa de cinco a sete vezes mais que manter um cliente atual.

Fidelizar clientes pode ser o trunfo pra sua empresa crescer, afinal de contas fidelizar clientes com eficiência é base fundamental para escalar vendas de maneira sustentável e se manter no mercado por mais tempo. Tá, mas porque é mais caro?

Custos com marketing, treinamentos, infraestrutura…tudo isso conta e deve ser colocado na ponta do lápis (ou do computador!) para fazer essa conta.

Custo de Aquisição de Cliente (CAC)

O resultado dessa conta tem um nome: CAC, ou Custo de Aquisição de Cliente. Para calcular o CAC:

  1. Some todo o dinheiro investido em ações voltadas para vendas em um espaço de tempo (infraestrutura, marketing, publicidade e treinamento etc).
  2. Divida o resultado pelo número de novos clientes obtidos neste mesmo período.
  3. Você tem agora o custo de aquisição de um novo cliente.

Além de ser uma ação que exige investimentos altos e contínuos, a conquista de novos clientes nem sempre é certeira. Um movimento errado e todo o investimento pode ir por água abaixo.

Agora vejamos a fidelização: um cliente que já comprou anteriormente numa empresa tem mais de chance de experimentar novos produtos da mesma empresa e gastar mais do que novos clientes. Claro, se a empresa não tem um padrão mínimo de qualidade nos produtos e no atendimento o cliente ficará insatisfeito e mudará de marca. Cliente fidelizado gera valor pro negócio

Conclusão

Manter um cliente satisfeito e fiel gera valor pro negócio, força pra marca, relevância no mercado, e custa menos do que conquistar novos clientes. Toda empresa deve ir além do atendimento e da qualidade pra fazer o cliente se sentir especial:

  1. Criar programas de fidelidade e oferecer vantagens de acordo com os volumes de compra.
  2. Se manter presente na vida do cliente com marketing digital.
  3. Manter contato periódico com o cliente através de ferramentas como sistemas CRM.

No final das contas o empreendedor pode estar, indiretamente atraindo novos quando ao se preocupar em reter clientes a longo prazo.

Créditos de Imagem:Mudassar Iqbal por Pixabay