LOGO

Empresas ainda não usam inovações digitais a seu próprio favor

A chave para o sucesso competitivo pela transformação digital está na colaboração entre os diretores de TI (CIOs) e diretores financeiros (CFOs) das empresas. Isso é o que mostra uma pesquisa elaborada pela Forbes Insights em parceria com a Dell EMC, que envolveu um levantamento global com 500 gestores de diversos países incluindo o Brasil. No estudo 86% dos participantes reconhecem que existem barreiras significativas entre os diretores financeiros e diretores de TI que impedem o aproveitamento de todo o potencial da tecnologia da informação.

O modelo empresarial moderno com altos investimentos em tecnologia não é apenas mais uma moda passageira pregada por gurus da inovação empresarial. As empresas estão apostando alto em infraestruturas modernas de TI, dedicando até um quarto do seu orçamento em projetos com metas claras, e tratando a inovação tecnológica como um investimento tão importante que executivos se referem a suas organizações como empresas digitais. O levantamento da Forbes Insights/Dell EMC, porém, mostra que muitas organizações ainda não estão ganhando vantangens competitivas claras com estratégias de transformação tecnológica, onde 59% dos entrevistados relataram a impressão de ter atingido, no máximo, uma igualdade competitiva com relação aos concorrentes.

O levantamento mostra que, além do orçamento investido, um outro fator que parece ser o ponto chave das transformações digitais: 96% dos entrevistados enxergam a colaboração eficiente entre os diretores de TI e o diretores financeiros das organizações como algo importante ou crítico para o sucesso do negócio. Dentre os fatores apontados como causadores de atritos entre o setor financeiro e o setor de TI das organizações, foram relatados:

  1. Percepção do setor de TI como apenas uma fonte de custos por parte dos diretores financeiros.
  2. Visão ultrapassada do propósito dos diretores de TI por parte dos diretores financeiros.
  3. Falta de visão comercial dos diretores de TI.
  4. Estruturas tradicionais ultrapassadas de comunicação interna das empresas.

Dentre as soluções possíveis para integrar os objetivos das duas áreas, foram apontadas pelos entrevistados:

  1. Atualização das estruturas de comunicação interna da empresa.
  2. Avaliação do desempenho dos diretores de TI a partir dos resultados obtidos pela empresa.
  3. Considerar cálculos sobre retorno de investimentos como um guia e não como um fator inflexível para tomada de decisões.
  4. Transformar o departamento de TI em consultoria.

A pesquisa consultou executivos e profissionais da Europa (30%), América do Norte (30%), América do Sul (10%), Ásia-Pacífico (30%).

Fonte da pesquisa original: Forbes Insight